quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Curtas

Para aqueles que ainda não viram e que possam ter um espacinho para o fazer, aqui vão as curtas deste ano lá das catacumbas :P

Memórias

^^
grande curta esta!
não é que EU tenha feito parte da produção nem nada... tutururu


Un Je Ne Sais Quoi

^^
esta curta não é NADA comparada com a anterior! NADA!!
e olhem que eu sou uma juíza imparcial... como disse, nada tenho que ver com a primeira *roll_eyes*

está linda joaninha!! grande ideia! e vocês são umas pessoas doutro mundo! eu nc me teria lembrado de usar um livro para capa do DVD! 5*


A Praga - Sed Ibit in Infernum

^^
outra produção de multimédia... também gostei bastante (: o sérgio a fazer de sem abrigo está demasiado realista xD

One Color Crime

^^
esta não consegui ver mais de trinta segundos... se alguém a vir, diga-me se vale a pena :P

Missão: Altamente

^^
não podia estar mais triste com esta curta :( tinha uma premissa tão gira, e foi tão mal filmada, e a história tão mal aproveitada... enfim... tristezas :(

Prenha Woman

^^
meu deus. *morri*

Do Outro Lado

^^
hmmm... acabei de ver. achei um bocado secante... mas a história até é interessante :)

13 comentários:

joana disse...

esta ultima ainda nao tinha visto, mas tá um bocadinho secante sim :x
mas a ideia é bonita
mas tá um bocado dramática

Daniel_Rf disse...

"tão mal filmada" - parte disto é capaz de ser consequência do nosso grupo ser muito web 1.0 e portanto termos falhado no upload ao YT, aquilo tirou montes de qualidade de imagem e cortou-nos os créditos.

Quanto ao resto da crítica, fair game :)

Luis Folião disse...

Cara Luce,
Concordo inteiramente consigo em relação a M:A. Como actor estreante neste filme Z também fiquei igualmente desiludido com o resultado final. Pedindo justificações aos produtores, um deu-me a resposta de que, por defeciência da câmara usada, houve dificuldade na captura, que teve que ser feita de forma analógica, e que por isso a imagem perdeu qualidade. Para agravar, esse tal produtor disse que o único membro do grupo que sabia fazer correcção de cor estava no Candal, e mais nenhum se atrevia a mexer nisso. Mas houve outro que me deu uma resposta mais pseudo artística, dizendo que aquilo era filmado com estética "youtube", suposto não ser bem filmado, e que o "trash"( lixo em inglês) servia como estética. Justificações para preguiça, digo eu. Um deles ainda foi um pouco humilde e admitiu dois únicos erros: 1- Os actores (excepto eu) eram muito amadores e tornaram os diálogos aborrecidos e 2-em termos de estrutura o filme perdia muito tempo com exposição no ínicio, para depois arrancar tarde demais.

Também concordo que a história foi mal aproveitada. Tocando neste ponto com a produtora, disseram-me que, para além de algumas cenas excelentes terem sido cortadas por falta de tempo (entre elas,um ínicio mais bem estruturado do que um homem sentado numa cadeira a falar, que um dos produtores deu a desculpa de ser uma referência ao ínicio do filme "O Padrinho",o que não poderia ser uma desculpa mais esfarrapada, pois a cena desse filme tem um zoom out, não é estática e aborrecida) parte da piada estava nas referências obscuras a séries animadas e filmes sci-fi do século passado. Como se isso fosse importante! Parece-me que este grupo de "artistas" gosta muito destas "masturbações" (perdoe-me a "expressão")de escrever piadas que só os membros do grupo conseguem entender.A quem interessa que usem efeitos sonoros do Twiki do Buck Rogers? Ou que desenhem a Rosie dos Jetsons e usem separadores dos Super Friends? Isso não adiciona piada alguma ao filme!A não ser para os próprios artistas egomaniacos, sempre demasiado debruçados no seu umbigo.Já parecem Adventistas do Sétimo Dia em Wako! Ou pior ainda, escritores de Family Guy que, quando não têm piadas (ou seja, sempre), limitam-se a colar referências pop culturais!

Sinto-me por isso envergonhado de ter o meu nome manchado por este filme, e tal como George Clooney após ter participado em Batman e Robin, devolverei o dinheiro do bilhete a quem ficar desiludido.

Mudando de assunto, gostei honestamente da sua curta! A história não me interessa por aí além, usa demasiados cenários de CC:JAM e a cena do 25 de Abril também está filmada de forma um pouco esquisita, mas de resto está bastante bem conseguido! O ínicio está imaginativo, a parte dos pais a discutirem para lá da porta está muito bem pensada e filmada e os efeitos fotográficos são também muito bons! Os meus sinceros Parabéns! Provavelmente a melhor que vi até agora, das deste ano.

Quanto ao resto das suas reviews, confesso que discordo completamente consigo em "A Praga", que achei bastante fraquinho tanto em actuação, como argumento e edição. E sobre Prenha WOman, esse "meu deus, morri" também foi meio ambiguo, não percebi se foi de aprovação ou desaprovação. Espero que tenha sido o último, pois pior que o M:A, só mesmo um filme que goza com cenas tão batidas como Anjos de Charlie e Titanic, enquanto propagandeia ideias de 9/11 Truthers e Holocaust Deniers pelo caminho.

PS: Detesto fazer estes disclaimers, mas para evitar mal entendidos (que já aconteceram por várias vezes)quero deixar claro que todos os comentários aqui feitos são sinceros, não sarcasmo por não ter gostado do nosso filme.

Abraços e bem haja!

Luis Folião disse...

Só acrescentando mais um reparo! O filme "Do outro lado" é o pior filme de sempre a seguir a "Babel". A cena de atropelamento (que são sempre risivéis em JCC/CC:JAM, como os clips escolhidos por Ricardo Fortunato nos mostram) está pior ainda neste. O carro está claramente estacionado, e o dono nem se dá ao trabalho de sair e se preocupar com o que aconteceu! Para além de que não há sangue, o carro não fica danificado e o efeito sonoro parece tirado do Isto Só Video!

luce disse...

Dado o grande cuidado em escreveres um texto tão grande e pensado, vou responder a estes comentário. (Provavelmente não com tanto detalhe, claro) :P

Primeiro, continuo com a mesma opinião em relação à curta M:A.
A história podia ter sido muito bem aproveitada, mas não foi. E há coisas que são flagrantes. Não pensei sequer na qualidade de imagem. Mas por exemplo, logo na cena inicial: o espaço de ar que fica acima da cabeça do que está a dar a notícia do testamento. É algo básico.
Acho muito bem que tenham usado referências a sci-fi e séries animadas! Como eu disse, eu gosto da história, da ideia. Mas o facto é que podia ser algo muito mais dinâmico, e não é. Não sei porquê. Não tive a oportunidade de acompanhar as pessoas a trabalhar.
Mas ainda bem que vieste aqui e que tiveste a preocupação de nos mostrar um pouco das coisas em que pensaram...

Não me vou alongar muito mais, mas obrigada por vires ao blog e comentares. É sempre bom ter alguém que questione o que digo :P

Quanto à curta do meu grupo... Não é o 25 de Abril. A história é ficcional. Toda a semelhança com acontecimentos/personagens reais é mera coincidência. Não deu para distanciar dessa imagem, visto estarmos em Portugal, e praticamente toda a gente associar opressão à ditadura que tivemos. Não tivemos preocupação em desvendar isso porque não importava para a história.
E obrigada por teres gostado!

Anónimo disse...

Respondendo pelos erros: essas coisas do vazio por cima da cabeça e assim penso que são promenores que a maior parte das pessoas no curso só nota agora porque os professores estão sempre a apontar isso. Para nós é um promenor práticamente irrelevante. Não estou a dizer que TU só apontas isso porque os professores disseram, atenção, mas por mais erros que o nosso filme tenha, e como o Luís Folião notou, são vários, esse não é dos maiores.
Nós tentamos esquecer quase tudo que foi dado na aula, o que em retrospectiva não foi grande ideia visto isto ser avaliado, e quanto ao dinamismo, devido à pouca disponiblidade em termos de horários dos actores que não são do curso (a maioria tinha que estudar, apanhar comboios, etc), as cenas nunca foram pensadas com muito promenor, foram quase todas filmadas com alguma pressa. Noutras foi também uma questão de cortar para chegar aos 9 minutos, coisa que mesmo assim não conseguimos. A cena do cocktail tinha mais uma gag antes de começar a montage e algumas cenas do ínicio também tiveram que ser cortadas, como Folião notou. A cena da cura do cancro iria também ser muito mais dinâmica, mas infelizmente não arranjamos actores, tempo e adereços suficientes para a cena que tinhamos em mente filmar. É, provavelmente a coisa de que mais tenho pena em todo o filme. De qualquer forma, o filme como está agrada-nos bastante porque também não era nossa ideia ficar muito bem feito, em termos de realização própriamente dita. Um pouco estilo Dogma 95, (lol, na tanga!).

Provavelmente, mesmo que todos os problemas que apontei aqui tivessem resolvidos, tu não gostavas na mesma e eu também não estou a tentar convencer-te a gostar, apenas a explicar a nossa visão para ele e as dificuldades que tivemos. Não levamos a mal de forma alguma a tua crítica e espero que também não tenhas levado a mal nada que o Folião tenha dito. Não era esse o seu propósito.

...No entanto, se estiveres interessada em dar uma outra oportunidade ao filme, oferecemos-te a Edição Especial do DVD, com versão alargada e vários extras!!!!

Anónimo disse...

Quanto ao teu filme, aquilo que não gostei não foram as referências ao 25 de Abril, que pelo que tu me dizes, nem existem. Foi mais a cena da manifestação à beira da fonte. Da maneira que os actores estavam colocados pareciam mais figuras do Second Life do que seres humanos. Mas no geral estava bastante bom, comparado com o resto das curtas que vi até agora. Claro que não bate o Bon Apetite,Alice do ano passado, o melhor filme que saiu do nosso curso, que tenha visto até agora.

luce disse...

(Em resposta ao outro comentário o “meu deus. *morri*” não foi de aprovação... )
Toda a gente teve os seus precalços. Principalmente quando se tenta fimlar com pessoas que têm pouca disponibilidade. Isso também aconteceu conosco. Tivemos que filmar cenas de novo porque os actores desistiram...
É óbvio que neste tipo de curtas não se pode ter este tipo de coisas como "o mais importante". Não o é. Não temos orçamento e tudo isso. É experimental em todas as vertentes. :) E eu gosto disso.
E fizeram bem em tentar colocar o que os professores disseram de lado, para não serem influenciados, mas isso tem que ser feito em medida certa. Eu apontei o facto de ter muito ar em cima porque é logo das primeiras cenas e é bastante flagrante e que EU, como espectadora, reparei. Esse tipo de coisas que os professores falam são importantes... Não só porque "ah e tal, vão-nos avaliar" mas também porque se eu estou a pensar "nhe, que mal que esta imagem ficou" já não vou estar com atenção a pormenores mais importantes. E não é preciso um professor dizer isso. O meu irmão de 14 anos viu as curtas comigo e ele reparou nisso, sem eu o ter mencionado.
Mas não me vou alongar mais, visto que já percebi que basicamente disseste que eu não iria gostar da vossa curta independentemente de como tivesse sido produzida/filmada/editada. (O que não é verdade, mas enfim...)
E caso não tenham reparado, todos os comentários que fiz às curtas foram mini-comentários de apreciação geral, e não uma sentença final. Só acompanhei algumas curtas, por isso também não podia fazer muito mais do que fiz. Disse o que achava. Gosto muito da ideia da curta, muito mesmo, mas não consigo ver a curta e não pensar que gostava que estivesse melhor. Não é nada contra vocês :P Que mal vos conheço e não tenho queixas :P

luce disse...

Ah, e sim! Bon Apetite, Alice é mesmo muito muito bom :)

Anónimo disse...

"E caso não tenham reparado, todos os comentários que fiz às curtas foram mini-comentários de apreciação geral, e não uma sentença final. Só acompanhei algumas curtas, por isso também não podia fazer muito mais do que fiz." - Não precisas de explicar, não fiquei chateado por tu teres dito mal do filme. Só perco tanto tempo a justificar-me porque a) tenho demasiado tempo livre e b) deu a ideia que tinhas esperanças que fosses gostar e não gostaste, o que dá mais de vontade de explicar a nossa visão para o filme do que se só tivesses dito mal. Não há recentimento por teres publicado a tua opinião negativa do nosso filme.

Mais ninguém que eu tenha mostrado o filme apontou o enquadramento que ressaltaste como tão distrator, o que não significa óbviamente que a tua opinião não seja válida. Por outro lado, há uma gag nessa cena que, reparei agora, por causa do filme estar mal redimensionado, fica fora do ecran. Esse promenor provavelmente distrair
-te ia do mau enquadramento.

"Mas não me vou alongar mais, visto que já percebi que basicamente disseste que eu não iria gostar da vossa curta independentemente de como tivesse sido produzida/filmada/editada. (O que não é verdade, mas enfim...)"
Eu disse que provavelmente não gostarias da curta se fosse feita de outra forma porque o nosso grupo tem ideias que pouca gente de fora entende.Não digo isto de forma elitista,é o que acontece com qualquer grupo que passa muito tempo a discutir ideias.
Os erros que apontas são parte desleixo, parte preguiça mas nós vemos isso como sendo o nosso "estilo". Temos noção que cenas tão mal filmadas, mal compostas, mal actuadas, etc. No entanto, gostamos do filme por causa disso, é o nosso filme chunga e feio e parte da piada (para nós) vem daí. Acaba por se tornar um pouco uma inside joke de quem fez o filme, é certo, mas não é como se nos tivessemos esforçado para ficar muito bom e que tenha saído mal. Fiquei apenas um pouco desiludido com a versão que entregamos,porque algumas cenas que acho fixes tiveram que ficar de fora e também por não termos filmado a cena da cura do cancro, que no argumento estava bastante boa (ok, sou suspeito para dizer isto, mas pronto, é a minha opinião).

Quando digo que o desleixo veio da pressa dos actores, não digo que só o nosso grupo teve esse problema, apenas que nós em vez de repetirmos para melhorar, deixa-mo-nos ir com a corrente. Nós fizemos o que queriamos, como diz o nome da nossa "produtora".É essa a nossa filosofia de trabalho, e por isso é que digo que mesmo com algumas coisas diferentes secalhar não irias gostar na mesma, porque a nossa sensibilidade é diferente.

P.S.: A sugestão de te oferecermos o DVD de Edição Especial continua de pé!

luce disse...

Eu quero o DVD então :)

Eu percebo essa necessidade. Também a tive quando me apontaram erros... Só me pareceu que vocês levaram a peito, o que, pelo que disseste agora, não faz sentido nenhum se fizeram a curta mais para agradar o vosso público interno e não o externo (:

No meu caso, tentamos mesmo ver se as pessoas percebiam, porque esse era um dos objectivos. Mas também deixamos muito em "aberto" para que cada um pudesse ter a sua própria interpretação de certos momentos (o que aconteceu, ouvimos coisas em que nunca tínhamos pensado).

Mas pronto, se as coisas ficam claras. Eu gostei da ideia, mas não gostei da concretização. Mas isso não é nada mais do que uma opinião. :) Vocês estão dentro de tudo, vocês é que sabem como é que as coisas correram e quais os vossos objectivos. E se vocês os cumpriram, muito bem! Nem toda a gente conseguiu isso :P

Anónimo disse...

Não levamos a peito. A resposta dada pelo Luís Folião foi numa de self loathing sincero, de reparar nos erros que o nosso filme realmente tinha, não numa de gozar contigo por não teres gostado.
Eu pensei que se percebia a "piada" desse comment, é pena ter que a explicar agora, mas pronto, é natural que, não me conhecendo bem não percebas o contexto das coisas que digo. Ainda por cima por escrito é díficil ver se as pessoas estão ou não a brincar ou a levar a sério.
E para ser sincero, não conseguimos bem bem os nossos objectivos. O tempo começou a encurtar Domingo e eu ainda com exame de EDP para rever, por isso algumas falhas evitáveis foram entregues ao professor na mesma. Agora ando a perder tempo a rearranjá-lo para a cópia pessoal do grupo, mas a que foi entregue e será avaliada é a que tu viste, e infelizmente não há volta a dar!

Anónimo disse...

Assalta-me...para quem foi assaltada que conversa mais banal com o "Sr. João"...muito pouco cuidado com pormenores.